Proposta Pedagógica
A proposta do Colégio Coração de Jesus, SER, tem como base a Proposta Pedagógica do Padre Arnóbio que consiste em formar bons cristãos e honestos cidadãos.
Além deste alicerce, a Proposta Pedagógica fundamenta-se também nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dentro desse contexto, é importante destacar os princípios que norteiam essa proposta
Nossos Princípios
A Proposta têm como princípios a razão, a religião e o amor educativo, aspectos que estão inter-relacionados tanto nos fins e conteúdos como nos métodos e meios, visando ao desenvolvimento integral da criança e do jovem.
Apresenta o currículo, levando em conta a cultura herdada da humanidade e as questões modernas do homem e da sociedade.
A abordagem do conhecimento deve superar a educação meramente acadêmica, entendendo o aluno como ser uno, atendendo-o em suas diferenças.
Perspectiva das Irmãs Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus :
A perspectiva valoriza as pessoas em seu processo de individualização e socialização, as realidades terrenas desenvolvendo o senso crítico cuidando da preparação para a liberdade, para a vida e para o exercício profissional. Portanto, para atender estes princípios fundamentais, o Programa Educacional do Ensino Fundamental foi estruturado em áreas do conhecimento com as respectivas disciplinas da seguinte forma:
Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa, Artes, Música e Educação Física;
Ciências da Natureza e Matemática: Ciências e matemática;
Ciências Humanas: Ensino Religioso, Geografia, História e Filosofia
Inglês
Características principais das áreas do conhecimento:
– As linguagens, mais do que objetos de conhecimento, são meios para o conhecimento, portanto, é preciso que a criança compreenda e use as diferentes linguagens contextualizando-as como meios de conhecimento e organização da realidade.
– A resolução de problemas é peça fundamental para o ensino na área das ciências da natureza, principalmente para o ensino da matemática, pois o pensar e o fazer se mobilizam e se desenvolvem quando o aluno está engajado no enfrentamento dos desafios.
– O objeto das Ciências Humanas, na contemporaneidade, são os grupos humanos e suas relações no tempo e no espaço e ainda com um princípio norteador – a dignidade da pessoa humana e o supremo valor da vida. Definiram-se os seguintes eixos: identidade, diversidade, cidadania, humanismo e transcendência.
A organização por área do conhecimento:
A organização por área do conhecimento fortalece o Plano Pedagógico a partir do trabalho coletivo dos professores e exige a atuação constante da coordenação pedagógica bem como a formação continuada de professores. Dessa forma, aumenta a comunicação e o sentido de corresponsabilidade por esse projeto pedagógico em que a informação só possuirá importância na escola, se for usada para alcançar o conhecimento.
Para isso, o ensino e os materiais da proposta pedagógica são pensados para que a integração aconteça e se efetive, assim, projetos e atividades mais globalizadas em sala de aula, nas aulas de laboratórios e em aulas de campo, envolvendo o desenvolvimento de várias habilidades e articulando-se a conceitos e contextos que estão sempre presentes na metodologia de trabalho em todas as disciplinas.
A avaliação:
A avaliação nesta proposta é considerada um desafio porque exige pensar sobre a forma como imaginamos a inteligência, a concepção que temos sobre conhecimento, a relação da escola com a família e a didática que o professor utiliza.
Para avaliar melhor o aluno, requer percebê-lo em suas dimensões cognitiva, afetiva e cultural. Então, a avaliação mais importante nesta proposta é a avaliação no processo, porque proporciona tempo suficiente para o professor conhecer o aluno e trabalhar o erro não como algo ruim, mas como oportunidade de crescimento.