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Ensino Médio

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, com duração mínima de 3 anos, e tem como finalidade o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Fundamental, a preparação básica para o trabalho e o aprimoramento do educando como pessoa humana

Projeto Educativo:

O Ensino Médio do Colégio Coração de Jesus (CCJ) segue as orientações da Lei de Diretrizes e Bases , os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio , todos emanados do Ministério da Educação e Cultura .

Além disso, o princípio pedagógico dirigido pelas Irmãs Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus transmite um legado educativo de Família, com 56 anos de tradição em educar especificamente os jovens. Esse estilo de educar integra o projeto escolar do Colégio Coração de Jesus .

O Ensino Médio – Etapa final da Educação Básica

É o começo de todo o resto de uma vida. Como a escolha de uma carreira e o preparo para os exames e vestibulares passam a ocupar um lugar de destaque, desenvolver maturidade emocional, calma e equilíbrio é fundamental para cruzar esse momento decisivo de maneira saudável. Acreditamos que uma formação sólida, articulada entre conhecimentos acadêmicos e competências socioemocionais, é o que permitirá ao jovem estar seguro não só nas provas, mas também nas próprias escolhas. Por isso, visando permitir diversos arranjos curriculares para atender à proposta do Novo Ensino Médio, nossos recursos exploram o desenvolvimento de pensamento crítico, empatia e responsabilidade na cultura digital. Tudo para que, além de entregar o que é essencial ao trabalho e à vida em sociedade, seja possível tornar cada aluno agente de seus sonhos e de uma nova realidade mais justa, próspera e feliz.

A proposta do novo ensino médio visa proporcionar uma formação mais flexível e alinhada às necessidades individuais dos estudantes. Com ênfase na diversificação curricular, o objetivo é oferecer itinerários formativos que permitam aprofundamento em áreas específicas, buscando melhor preparação para o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho. A integração de práticas pedagógicas inovadoras e o estímulo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais também são aspectos centrais, visando uma educação mais adaptada às demandas contemporâneas.