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Educação Infantil

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica para a Educação Infantil do Colégio Coração de Jesus está fundamentada na Pedagogia das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus.

Temos nossa função pautada na responsabilidade em atender a dois processos complementares e indissociáveis: o cuidar e o educar.

Simultaneamente, nesta etapa, as crianças tomam contato com o mundo que as cerca, através das experiências diretas com as pessoas e as coisas deste mundo e com as formas de expressão que nele ocorrem. Esta inserção das crianças no mundo não seria possível sem que atividades voltadas simultaneamente para cuidar e educar estivessem presentes.

#VemSerCCJ

A Educação Infantil do CCJ compreende a criança como ser ativo que, aos poucos, se torna cada vez mais competente para conhecer e atuar no mundo que a cerca, à medida em que lhe são oferecidas oportunidades para tal. Para tanto as experiências proporcionadas para nossos alunos da educação infantil devem incluir o acolhimento, a segurança, o lugar para a emoção, para o gosto, para o desenvolvimento da sensibilidade, sem deixar de lado o desenvolvimento das habilidades sociais, o domínio do espaço e do corpo e das modalidades expressivas, devendo também privilegiar o lugar para a curiosidade, desafio e a oportunidade para a investigação.


Nesse intuito privilegiamos o trabalho como os dois âmbitos presentes no Colégio: Formação Pessoal e Social compreendendo o eixo de trabalho Identidade e Autonomia; Conhecimento de Mundo incluindo o trabalho com os seguintes eixos: Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes e Ensino Religioso.

A leitura e a escrita:

No que diz respeito ao trabalho com leitura e escrita, nossa opção é por uma proposta voltada à reflexão sobre a língua escrita que possibilite o letramento, ou seja, aprender a ler e a escrever se apropriando, gradativamente, do sistema de escrita e, desde muito cedo, conhecendo o papel e a função social da escrita. Assim, vários suportes e tipos textuais serão veiculados em diferentes momentos do processo educativo.

O trabalho por projetos:

A opção metodológica pelo trabalho por projetos justifica-se por conferir ao processo de ensino e aprendizagem uma dinâmica que propicia principalmente:

A Aprendizagem significativa;

A Aprendizagem individual a partir de construções coletivas;

Múltiplas interações com o meio, com outros indivíduos;

Maior participação do aluno no próprio processo de construção do conhecimento.

O jogo e a brincadeira:

Brincadeira e ludicidade para nós é coisa séria!

Por meio das brincadeiras, é possível observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como suas capacidades sociais e os recursos afetivos e emocionais de que dispõe.

Por meio do jogo e da brincadeira, as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento, em uma atividade espontânea e imaginativa.

Desse modo, partindo-se da brincadeira, pretende-se chegar a situações e intervenções pensadas e planejadas.