Projeto Media Lab
O Media Lab é um projeto inovador do Colégio Coração de Jesus que mergulha no universo audiovisual, despertando a criatividade e o potencial dos alunos. Através de oficinas, workshops e atividades práticas, os participantes exploram diversas áreas da produção audiovisual, como:
Direção: Conceito, roteiro, storyboard, linguagem cinematográfica e planejamento de filmagem.
Filmagem: Operação de câmera, captação de imagens e edição de vídeo.
Edição: Softwares de edição, efeitos visuais, sonorização e finalização de projetos.
Fotografia: Composição, iluminação, técnicas de captura e edição de fotos.
Objetivos Inspiradores:
Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
Desenvolver habilidades técnicas em produção audiovisual.
Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração.
Promover a comunicação eficaz e a autoconfiança.
Despertar o interesse por carreiras na área audiovisual.
O Media Lab contribui para a formação integral dos alunos, proporcionando:
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Aprimoramento do senso crítico e da capacidade de analisar e interpretar a mídia.
Estímulo à criatividade e à inovação na produção audiovisual.
Descoberta de talentos e potenciais profissionais na área.
Ações atuais do projeto:
POD EDU: Podcast realizado mensalmente, onde os alunos recebem um convidado e entrevistam ao vivo. Após a exibição, o episódio fica disponível no Youtube e Spotify. Vale lembrar que o podcast possui também sua versão KIDS.
LINK: POD EDU – DR WILLIAN VASCONSELOS ADVOGADO E PALESTRANTE MOTIVACIONAL – YouTube
ENGLISH TALK SHOW: Entrevistas feitas em inglês com alunos de diferentes segmentos da escola.
LINK: Clique Aqui
CCJ ONLINE: Equipe de entrevistas em eventos, nesse tipo de ação os alunos entrevistam e gravam entrevistas com convidados, colaboradores e professores envolvidos em projetos.
LINK: Clique Aqui
CCJ PHOTOS: Registros de eventos e ações diárias através de fotos profissionais.
BACKSTAGE: Alunos do projeto que ficam responsáveis por gravar, editar e operar equipamentos do projeto.
Para Mais Informações:
Entre em contato com o Prof Ítalo (88) 994934123
Acesse o site da escola e confira as novidades do projeto Media Lab. www.ccjsobral.com.br
Acompanhe as redes sociais do projeto. @medialab_ccj
O Media Lab é um convite à criatividade, à experimentação e à descoberta do potencial único de cada aluno. Através da linguagem audiovisual, os jovens desenvolvem habilidades essenciais para o futuro, explorando sua paixão pela arte e pela comunicação.
Projetos Interdisciplinares
A palavra “interdisciplinar” diz respeito ao que pode ser comum a duas ou a mais disciplinas. “É quando o conteúdo de uma disciplina pode ser interligado com o de outra que também compõe o currículo escolar”, define a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Viviani Anaya.
A interdisciplinaridade permite que os alunos compreendam seus conceitos e preconceitos, e entendam as causas de terem esses julgamentos preconcebidos. A variedade de perspectivas sob um mesmo tema possibilita ao aluno uma compreensão de maior dimensão de cada assunto, o que fará com que ele reveja alguns pressupostos e julgamentos prévios que possa ter, levando-o a ter uma aprendizagem significativa.
Atividades Solidárias
Projetos são excelentes formas de promover o trabalho em equipe e a solidariedade, pois estimulam os alunos a resolver um problema juntos a partir da construção de um plano de ação em que todos devem participar e unem de forma eficaz a teoria e a prática, tornando mais significativa e interessante a atividade, ao passo que estimula as interações interpessoais.
Conheça alguns exemplos de projetos que o SAE Digital desenvolveu para suas escolas conveniadas promover a solidariedade:
1- Solidariedade na Escola: Saneamento Básico: eis a questão!
Trata-se de um trabalho de observação para que o aluno faça um levantamento de dados atuais sobre a comunidade e o sistema municipal de água e esgoto existentes, identifique bairros que não possuem saneamento básico, áreas de risco do município, bacias hidrográficas e escoamento das águas e coloque em prática ações preventivas que permitam sugestões para novas diretrizes do município, garantindo saneamento básico para todos.
2- De lá pra cá: transitando na cidade
O projeto propõe aos alunos e à escola uma reflexão sobre mobilidade urbana, meios de transportes alternativos para deslocamento dentro da cidade e trânsito mais consciente e seguro, a fim de conhecer novos modais, participar ativamente da resolução de problemas urbanos ou mesmo transformar-se em multiplicadores de ações educativas na comunidade onde residem.
O trabalho de observação proposto como atividade desencadeadora do projeto permite ao aluno levantar dados históricos e atuais sobre a comunidade de entorno e a forma como utiliza os vários modais. Com isso, o passo seguinte é analisar e validar os dados em ações preventivas que permitam sugestões para novas diretrizes para o trânsito a partir do universo da escola para a comunidade.
3- Solidariedade na Escola: Cuidado, isso pega!
O intuito desse projeto é trazer os principais conceitos e práticas relacionados à prevenção de doenças virais, e analisar os impactos que causam na sociedade, para produzir materiais que orientem a comunidade sobre o convívio de alunos e professores, utilizando os conhecimentos de diferentes disciplinas para promover reflexões, unificar ações e construir mudanças no ambiente escolar e na comunidade. .
Seu objetivo é desenvolver a capacidade de interpretar o cotidiano e atuar de modo a incorporar atitudes adequadas para a melhoria da qualidade de vida, conscientizando a comunidade escolar sobre os métodos de prevenção das doenças virais e a importância da realização do tratamento prescrito pela equipe de saúde.
4 – Conhecendo e cuidando do meu lugar: meio ambiente, turismo e sustentabilidade regional no cotidiano escolar
A proposta deste projeto tem como base os programas da ONU e CNBB para promover a sustentabilidade por meio do turismo, abrangendo os âmbitos econômico, social e ambiental, com o objetivo de consolidar conhecimentos específicos por série e área em ações que promovam mudanças significativas no ambiente escolar e na comunidade, inspirando a sociedade a promover com responsabilidade os desenvolvimentos econômico, social e ambiental.
- Educação e diversão
- Celebração da cultura
- Desenvolvimento dos alunos
- Atividades práticas
- Participação dos pais
- Bom senso com a organização dos eventos
Esportes
Com os avanços da neurociência, novas pesquisas científicas foram apresentadas e defendem que os benefícios da educação esportiva dentro das escolas vão além de uma vida saudável. Experimentos evidenciam relações positivas entre atividade física, funções cognitivas e o desempenho escolar dos alunos.
Provou-se que uma única sessão de exercício moderado de crianças com 9 e 10 anos de idade pode alterar a atividade eletroencefalográfica e melhorar o raciocínio em testes de desempenho acadêmico.
Além disso, a partir de estudos realizados pelo americano James Hillman, psicólogo com fama internacional e autor de diversos livros, o exercício físico aeróbico é capaz de aumentar o estado de atenção em avaliações, com melhores resultados nas tarefas e compreensão mais clara da leitura.
E o que concluímos com isso?
Baseado nesses aspectos, constatamos que, independentemente de diferenças de idade, de status econômico e de cultura, a prática esportiva deve ser oferecida, uma vez que pode facilitar a aprendizagem e melhorar a saúde física e mental.
Considerando a necessidade de praticar atividades físicas na infância e na adolescência, algumas categorias no desenvolvimento do esporte são destacadas no atual cenário brasileiro, entre elas a educação esportiva, ou seja, o uso do esporte como ferramenta educacional nas aulas de Educação Física e no ambiente escolar.
Entendendo o esporte como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das competências socioemocionais e à formação pessoal para a cidadania, o Impulsiona auxilia os professores na inserção de novas modalidades, como Futsal, Vôlei e Atividades de Atletismo. Indo além, também compreendemos que o esporte deve ser abordado nas escolas como uma manifestação cultural, focando na participação e na inclusão de todos.
Neste contexto, a Educação Física possui um significado muito mais amplo, do que a simples atividade corporal, visto que o esporte atua em várias frentes, como comunicação, expressão e emoção. Através da disseminação de novas modalidades, é possível deixar as aulas mais democráticas e incluir alunos desinteressados. O benefícios serão colhidos em sala de aula, com alunos mais dispostos a aprender e focar também em outras disciplinas.
Ballet
Por que escolher o Ballet no CCJ?
Excelência Acadêmica com Toque Artístico: Oferecemos uma formação acadêmica sólida, combinada com a expressão artística e disciplina do ballet, promovendo o desenvolvimento integral de nossos alunos.
Professores Experientes e Apaixonados: Nossa equipe de instrutores é apaixonada por compartilhar a arte do ballet, trazendo anos de experiência e um ambiente inspirador para os nossos bailarinos em crescimento.
Espaço Moderno e Equipado: Contamos com instalações modernas e equipadas para proporcionar um ambiente seguro e propício ao aprendizado, estimulando o amor pela dança desde os primeiros passos.